Teve um tempo que eu trabalhei no centrão, bem no prédio do cine Marrocos, na Conselheiro Crispiniano, bem na boca do crime. Na região tem de tudo o que é bom de comer e de beber.
Eu sei que no centro velho também tem umas bocadas legais pra quem gosta de comer. Na verdade, Sampa é o centro gastronômico mais 10 que eu conheço: Tem de tudo, tem até comida de lugar que a gente nem sabia que tinha no mapa, né mesmo?
Eu trabalhava com uns outros oriundi que adoravam comer, mas comer bem, isto é, não era matar a fome. Eles gostavam de sentar numa mesa pra comer com calma, beber com calma e falar muito.
Pra fazer legal esse ritual a gente arrmou na agenda que toda segunda quarta-feira do mês a gente ia almoçar bem. Saíamos por volta das 12 horas e não tínhamos horário pra voltar. Naquele tempo não tinha celular e o que nós fazíamos era ligar do restaurante pro escritório avisando o telefone de lá, pra qualquer emergência.
Um desses nossos amigos era filho de italianos com espanhóis e ADORAVA ir no Fuentes pra comer um bacalhau à espanhola.
Naquela semana, fechamos um contrato grande e resolvemos comemorar convidando dois diretores da empresa pra almoçar conosco.
Sabendo disso, eu liguei pro Fuentes, que ficava lá embaixo do Paissandú, na esquina da Cap. Salomão com Seminário, encomendei um bacalhau à espanhola pra uma mesa de 8 pessoas e 1 Champagne Veuve Clicquot Brut pra comemoração.
Por lá tinha um garçom, Walter, gente-fina, que adorava brincar com os clientes mais assíduos, o que era o nosso caso.
- Avisa pro Walter que nós vamos com uns amigos e queremos o "show de abertura".
o "Show de Abertura" era uma bossa que ele fazia pra abrir as garrafas. Com uma espada e um golpe certeiro ele arrancava as tampinhas das garrafas e as rolhas dos vinhos.
Então nós entramos, sentamos e vem o Walter todo amistoso, fazer as honras da casa.
Os nossos convidados não conheciam o Fuentes e acharam a casa super charmosa, um atendimento primoroso, dessas coisas finas que tem no centro de sampa. Também não conheciam o Walter nem as suas proezas.
Enquanto o bacalhau não chegava, tinha uns beliscos deliciosos e nós pedimos pra acompanhar com cerveja bem gelada. (Esses beliscos eram tão bons que teve vezes em que a gente "estava de regime" e ficou só nos beliscos e muita breja.)
Aí vem o Walter com o balde e várias ampolas estourando, pega uma, enrola num pano de prato,...
E SACA A ESPADA!
Menino: Um dos convidados deu um pulo e no tranco, toda a mesa virou!!! Ficou na história.
O Walter, de espada em punho, o Caio caído o chão com as pernas pra cima, a mesa virada ... e a GARGALHADA geral da casa. Claro que tudo se resolveu amigavelmente. O Walter, o Caio e todos nós rimos muito.
Em todas as outras MUITAS ampolas, o Caio fez questão de pedir o "show da Abertura" e fez isso sem derrubar a mesa. foi um arraso.
Durante o almoço o tema era bacalhau e o Caio me contou uma bocada no viaduto da Bresser chamado Presidente - 2424 para os íntimos - , esse é outro ninho paulistano que merece ser conhecido.
Muito prosa, muita breja, aquele lesco lesco geral e o almoço acabou.
Então o nosso chefe fez um discurso e pedimos pro Walter trazer a Veuve Clicquot.
MAS, na hora de abrir o champagne ... o Caio resolveu por bem, sair de perto!
Chega de Prosa
Bacalhau à Espanhola
Ingredientes
1 posta de Bacalhau de 800 g dessalgada
3 folhas de Louro
8 dentes de Alho
100 g de Grão-de-bico cozido
100 g de Batatas cozidas picadas
100 g de Cenoura cozida picada
1/2 Cebola
1 colher de chá de Orégano
350 ml de molho de Tomate fresco;
10 Azeitonas portuguesas
3 fatias de Pimentão (se preferir, tire a pele)
2 Ovos cozidos
Preparação
Cozinhe a posta de bacalhau em água com as folhas de louro e com 5 dentes de alho por 10 minutos em fogo médio
Retire o bacalhau da água e leve ao forno médio junto com o grão de bico, a batata, a cenoura, a cebola, o orégano e o molho de tomate por 10 minutos
Pique e frite os 3 dentes de alho
Retire do forno e finalize com as azeitonas, o pimentão, os ovos e com o alho frito
Sirva com arroz branco.
Marcio Martini
#ProsaGostosa
@prosagostosacananeia
https://prosagostosa.blogspot.com/2020/08/bacalhau-espanhola.html