Spaguetti ao alho, aliche e óleo



Spaguetti ao alho, aliche e óleo


Hoje eu acordei com boca pra fazer um bello Domenica dà far nienti. Isso mesmo, nem levantei da cama. Cliquei no controle dei uma zapeada na tv, tava no Rural, olhei celular, cochilei, tava na corrida, virei prum lado, olhei o celular, dormi mais um pouco. Tava gostando daquilo. O sol entrando pela fresta da janela, aquela piação de passarinhos, aquele soninho, eita como é bom.

- È qualcuno a casa?

Tremi dentro do pijama: era a praga de la mia vitta.

- Don martini, dá um tempo pra eu me vestir, tava dormindo.
- Tu sei un grande impiasto. Presto, ho una sorpresa per te.

MALANDRO: surpresa pra mim ... ou vai sobrar pra mim? Aposto que é essa segunda.

- Varga bello, Sono andato al mercato e ho comprato alice, spaghetti e birra fredda per il nostro pranzo.

Nostro pranzo uma ova. Tava pensando em continuar nessa jiboia.

- Tá legal, vamos lá. Mas, o que é esse pacotinho que você tem aí escondido?
- Gorgonzola per tu pane.

- Como Tu pane? Você não estava em Pasárgada?

- Sono tornato ieri. Il re non stava visitando.
- Claro que não, como é que você queria que fosse.
- Bambino, Ma sono un grande amico del re. Un Grande Amico. Anche lui mi chiama "Martini il Dulce".

Piração: o cara me tira da cama, vem com esse lero-lero de ter voltado de Pasárgada porque o rei não estava lá para visitas e ainda me conta que é conhecido em Pasárgada como "Martini il Dulce"? Vou mudar de planeta.

- Então, IL DULCE, que bola vai rolar? (perguntei de bobeira, já sabia a resposta)
- Voglio un bicchiere e un pezzo di pane.


Enquanto IL DULCE se divertia com a uma breja, umas lascas do pão de ontem e o gorgonzola, eu peguei as outras e botei na gaveta do congelador pra ficarem estupidas.
Joguei uma panela no fogo com água até a metade e deixei ferver.

- Fà attenzione che questo spaghetti è barilla cinque, veramente barilla.

Joguei o spaguetti na água, com uma colher de sal e um fio de azeite.
Marquei o tempo no cronometro e me joguei pro molho.

- dammi un'altra birra e più pane.
E foi falando mal da minha família, da dele, do vizinho e tal - assim até a terceira cerveja.

- Don Martini, eu preciso fazer nosso almoço, continua aí que eu tô por perto.
- Vai bambino, voglio vedere il tuo aglio e olio.

Na hora eu resolvi mandar bem numa manha que pintou outra hora num desse Master Chef que tem aí.
O carinha disse que pra não queimar o alho ele dava uma inclinada na frigideira de mandava ver em fogo fraco. Fiz isso e funciona bem.



Coloque na frigideira o alho em fatias finas e piquei o aliche quase esfarelando.
Misturei tudo na frigideira inclinada, dei uns 2 minutos e desliguei.
Faltando 30 segundos, liguei o fogo no alto.

Quando deu o tempo do macarrão, peguei com um pegador e passei pra frigideira.
Esparramei, mexi, suspendi o spaguetti pra todo o molho pegar bem.



Deixe na frigideira pra "tostar" por 15 segundos - nem dá tempo de pegar direito a cor, mas seca um pouco o excesso de azeite.
Servi no prato.


Comemos com esse mal-criado falando aquelas palavras de satisfação e fazendo brindes para Bacco.

No finzinho ele me falou:
- Bello, come se dire mais hominy?
- CANJICA DE MILHO, você quer? Eu tenho uma que eu fiz na sexta-feira, tá delícia.
- È questa canjica, ma voglio con il maraschino, má veramente poco perché sono a dieta.


Você aí: esse lero de "Sono a dieta" eu ouço desde que ele era solteiro.
- spettacolare, dammi un altro e Voglio più maraschino.

Então, mandou na cara dura duas canjicas com licor de maraschino e mais um cálice só com licor, falou mal de toda a família, disse que era pra eu me cuidar, falou que talvez voltasse pra Pasárgada pra ver "quella bionda bella" e que eu não o esperasse tão já.
- Sono stanco della tua brutta faccia.

Finíssimo, né mesmo?
Me deu um tapa no peito,  beijo de saída e perguntou se eu conhecia "Lontano Dagli Occhi" do Endridro. Menti só pra ele cantar.
- Não me lembro, canta pra mim?



Lontano dagli occhi,
Lontano dal cuore,
E tu sei lontana,
Lontana da me.

Lontano Dagli Occhi - Sérgio Endridro



- Arrivederci bello, Baci mille
E vazou cantando e rindo. Lontano dagli occhi ... 

Chega de Prosa 


Spaguetti ao alho, aliche e óleo

Ingredientes para uma pessoa
125 gr spaghetti grano duro
2 dentes de alho fatiado na tabua em fatias finas - não pique
1 colher de sopa azeite
2 filés de aliche (filés de anchova) - picadinhos na tabua
sal e azeite extra-virgem

Preparação

ponha no fogo alto a panela de cozinhar macarrão com 1 litro de água
quando a água ferver coloque 1 colher de sobremesa de sal e um fio de azeite
mexa bem
coloque o spaguetti
marque no cronometro o tempo que manda na embalagem
mexa o macarrão pra não grudar
numa frigideira, coloque uma concha de água fervente da panela do macarrão
coloque o azeite
coloque o alho fatiado e baixe o fogo
quando o alho começar a dourar
acrescente o aliche
aumente o fogo e mexa pouco
dois minutos e pronto desligue o fogo
quando o spaguetti ficar no ponto
aumento o fogo  da frigideira e coloque, com um garfo de macarrão, pegue todo o spaguetti e coloque na frigideira
mexa até o spaguetti começar a dourar e acrescente azeite ao seu gosto

Marcio Martini
12/07/2020
#ProsaGostosa
http://prosagostosa.blogspot.com/2020/07/spaguetti-ao-alho-aliche-e-oleo.html