Pescada com creme de camarão



Pescada com creme de camarão

Sexta-feira, é dia de peixe, frutos do mar e caixirica. Como o Augusto (um velho amigo) dizia "sexta também é noite de profissional". Na sexta o Augusto, a Regina, o Paulão e a  Suzie, a Diva e a Ione, o Renatinho e eu arrumávamos um jeito de sair depois do expediente, parar no Bar Brahma da São João e começar o fim de semana com uns petiscos de mar. Eles tinham desde bolinho de bacalhau até manjubinha frita, sempre com uma tulipa gelada e bem tirada.



Lembrei disso e pensei em fazer uma pescada com creme de camarão e farofinha com salsinha batidinha. Fica um prato leve e dá espaço pra beber bem, diga-se de passagem.


Nem bem comecei a pensar e a Lolô veio de palpiteira:
- Faz pra mim uma caixirica mais forte. Você sabe que eu não gosto quando você põe só duas doses de pinga. Carrega bem umas três doses e um chorinho. Ah: põe pouco gelo pra não aguar logo. E faz sem açúcar porque eu estou de regime.
Nem pestanejei em pensar em retrucar. Como era de abrideira, vamo nessa!
- Outra coisa: não deixa o camarão passar do ponto. Eu não gosto de comer latex!
- Sim senhora, mais alguma coisa "madame"?
- Quero sim: O creme de camarão, quando você for bater no liquidificador, pra mim você coloca molho de tomate, os camarões, azeite, pimenta do reino, sal e, pra mim, pinga umas gotinhas de molho inglês, pra dar aquele saborzinho esquisito que eu gosto. 
- Mais alguma coisa?
- Liga o Bluetooth no youtube e toca aquela playlist que você fez pra mim, qual é mesmo o nome dela?
- Mistura Fina. E eu não fiz aquela playlist pra você. Foi pro Don Martini quando ele foi pra Pasárgada da primeira vez.
- ECA: Você mima muito esse seu amigo!

E ficamos nesse lero-lero, ela bebendo caixirica, palpitando na temperança, falando mal da minha família e da dela e da vizinha e da comadre e ...  e eu no trampo - afinal sempre sobra pra mim mesmo!

- Ciao bellissima, come sai, và bene? Dove eri?
- Martini queridão, eu não saio de casa, você sabe disso. E depois, agora, com essa coisa de andar de máscara, ainda não me ajeitei bem.

Leitores, esses dois conversam desde que eu me lembro que eu me lembre, ou seja, faz algum tempo. É a conversa mais fiada que cabe na pança de cada um. Um amola o outro e vice-e-versa há mais de meio século.

- Martini, que bela jaqueta você está usando. É nova? nunca te vi com ela. Quanto custou? Onde você comprou? Comprou ou ganhou? É do tamanho certo pra você? Essa cor, não tinha outra? O zipper é de plástico? Não tá apertando a cintura? Parece meio estilo Blue Suede Shoes  do  Elvis ou tá mais pra Cansone Per Te do Sergio Endrigo? E o ... 



- Lolô, dá um tempo. Deixa pelo menos o Don Martini respirar. Você tá parecendo texto em streaming .CSV que vem tudo grudado, sem ponto, sem vírgula, que coisa!
- Aí Martini, desculpa aí, é que eu achei que você tá muito bem vestido pra vir assim, aqui em casa. Não foi pro Marcio que você se arrumou assim né, benzinho?
- Mà non bellissima, ho comprato questa giacca per viaggiare a pasárgada domenica.
- Martini: Você vai voltar para Pasárgada de novo neste domingo? Nem acabou de chegar, nem fez direito a digestão do almoço do domingo passado! Explica melhor isso.
- Lolô, deixa de ser curiosa. O Don Martini tem o jeitão dele e boa.
- Bellissima, ritorno a Pasargada per vedere quella bella brunette dagli occhi verdi.


- Martini: Vou te dar um conselho como sua melhor amiga. Cuidado, essa morena pode ter olho castanho e estar usando lente de contato só pra te enganar. Tá sabendo? Ela sabe que você é um durango da vida, que não tem nem gato pra puxar pelo rabo? Que ...
Bom, deixa eu ver essa sua jaqueta. Hum hum: Interessante esses bolsos externos.
- Ho chiesto al signor J. Augusto di avere queste grandi tasche fuori per poter mettere i soldi e i documenti di viaggio



Pirei, esse cara mandou fazer a jaqueta nesse tal de Senhor J. Augusto com bolsos grandes PRA FORA pra poder guardar os documentos e o DINHEIRO para viajar. È PASSO!!!

- Don Martini, "siamo in Brasile, ricorda", não é pra andar dando mole na rua com tudo nos bolsos de fora. E se um cara bate a sua carteira?
- Marcio: Como você é buuuuurro. Olha bem esse design trash fashion com os bolsos de fora dentro de um envelope. Se liga mano. Tá tudo na mão e tá tudo guardado ao mesmo tempo.
- Puxa Lolô, só mesmo uma mulher pra reparar num detalhe desses.
- Dovresti andare al negozio a comprarti una giacca per te.
- Isso mesmo Marcio, vai lá onde ele comprou e compra uma igual pra você. Melhor EU VOU JUNTO pras escolher a cor, e depois a gente come uma coisinha, tá bom?

Sobrou pra mim ter que comprar uma jaqueta dessas. Eu vou é logo porque ela vai ficar falando nisso até essa jaqueta aparecer por aqui.

- Don Martini: onde você comprou essa jaqueta?
- Sulla São João. Ho la carta qui in tasca. Chiama questo numero ao signore Augusto.
- Oba na São João. Depois a gente pode dar uma pernada até o filé do Moraes. Vamos, vamos, eu gosto muito.
- Lolô, não é você que está fazendo regime??



- Pára, bobão. Marcio: Veja que cartão de visitas mais chique. Deve ter custado uma nota preta.



Meu querido leitor: veja só o que está escrito no tal cartão
A DIVA ELEGANTE
COSTUMES FINOS
DAMAS E CAVALHEIROS
J. AUGUSTO
AV. São João 36
8-5131

- Don Martini, esse telefone mudou faz uns 40 anos! Quando é que você comprou essa jaqueta?
- Eco, veramente, non me ricordo, ...  mà voglio un bicchiere di questa caixirica. Guarda, voglio un po perché sono a dieta.

(Mais um lero de dieta, fala sério)
- Martini, deixa ele cozinhar e canta um pouco pra mim.
- Quando dico che ti amo / Credi a me, / È la pura, Sacrosanta verità . AH AH AH carissima- Tu sei la mia regina!!

E eu sobrei no trampo enquanto esses "due bambini risero e bevvero". 
EU MEREÇO!

Chega de Prosa

Composição do prato da foto

- cama com creme de camarão
- filé de pescada grelhado com ervas finas
- decorado com camarões grelhados com azeite e salsinha
- farofinha



Creme de camarão

Ingredientes

250 ml molho de tomate pronto
100 g camarão miúdo descascado
sal, pimenta do reino à gosto

Preparação

num copo de liquidificador
coloque o molho de tomate e os camarões
bata por 1 minuto
passe para uma panela
deixe cozinhar um pouco e acerte os temperos ao seu paladar





Blue Suede Shoes - Elvis Presley 

Cansolme Per Te - Sergio Endrigo

Quando Dico Che Ti Amo - Tony Renis




Marcio Martini
16/07/2020
#ProsaGostosa
http://prosagostosa.blogspot.com/2020/07/pescada-com-creme-de-camarao.html