Pescada ao Maracujá




Pescada ao Maracujá

Peixe na praia é de lei. Pode ser frito, empanado, grelhado e até crú em sashimi - tudo é saúde.
Fui pra peixaria e peguei uns filés de pescada branca tirados na hora.
Achei uns maracujás fresquinhos no mercado e resolvi fazer "unas cositas con licor" para beber.
Nos embalos do éter, resolvi mandar ver numa pescada grelhada com molho de maracujá.



Eu uso o maracujá pra fazer um caipirinha que aqui em Cananeia faz muito sucesso: é a MARACUTAIA.
Eu tenho mania por essa maracutaia, sei lá, me deixa leve ...
Maracutaia é mais novo neologismo para maracujá com cataia. A receita é um sucesso nacional - veja bem, estamos falando do sucesso nacional da maracutaia como coquetel, só isso. Da outra maracutaia, quero distância.



Quer saber? Maracutaia é bom, mas ... a segunda a gente nunca esquece. Vai por mim, fique só na primeira e boa.

Pra não passar em branco, durante a preparação, lembrei da mania de um grande amigo dos tempos.
O cara tinha um caderno espiral tamanho A5 com 200 folhas, onde ele anotava tudo o que tinha que fazer no dia - cada coisa numa folha.



No final do dia esse cara fazia a maior maluquice que eu conheci, vai vendo.
As coisas que ele tinha feito, ele arrancava a folha e deixava num canto.
Relia todas as folhas do dia pra ter certeza que não esqueceu de nada, se não arrancou o que não tinha que arrancar e tal. Se tivesse arrancado alguma que não devia, colava de novo com durex.

Depois, algumas dessas folhas arrancadas ele picava que dava pena de ver, bem miudinho, chegava a doer do dedo de tão pequeno que eram os pedaços.
MAS, algumas outras folhas ele não picava, apenas amassava bem, muito bem, cuidadosamente bem.
Tudo isso ele jogava no lixo: as picadas e as amassadas. As amassadas por último, ficavam em cima de todo o lixo do dia.

Eu sei disso porque a sala dele ficava lá na saída e era passagem pra uma parada de lei prum café e depois pra partir pra saideira num boteco qualquer da Paulita.
- Cara, explica aí, já que você joga tudo no lixo, por que umas você quase que moi e outras você só amassa.
Você que tá lendo, senta pra não cair.

- É que essas que eu só amassei, talvez eu precise rever ...


Chega de prosa


Molho de Maracujá

Ingredientes
10 maracujás só o miolo
1 colher de sopa de açúcar
1 cebola pequena picada
50 ml azeite

Preparação

Numa panela refogue a cebola
depois coloque o miolo dos maracujás e o açúcar
mexa de vez em quando
apure o molho
cuide para não queimar o açúcar
deixe esfriar
guarde em potes na geladeira


Maracutaia

Ingredientes
2 doses de pinga com cataia
1 miolo de maracujá
açúcar e gelo a gosto

Preparação

Num copo 
coloque a pinga, o miolo de maracujá e o açúcar
pile um pouco
complete com gelo

Marcio Martini
14/07/2020
#ProsaGostosa
http://prosagostosa.blogspot.com/2020/07/pescada-ao-maracuja.html