Penne alla Campezine



Penne alla Campezine

Pene com molho campestre


Acordei com boca para uma massa com molho campestre.

Esse campezine (campestre) foi de uma vez que nós estávamos acampados em Salto, num camping com uns amigos e só tinha spaghetti, tomate, carne moída e um maletetto gorgonzola fedorento.
Tinha um dos nossos que pensou em jogar o queijo fora de tão fedido, sorte que eu cheguei antes.
Nesse dia nasceu esse molho campestre que é meio assim: junta o que tem e faz virar molho.
Ficou muito bom, não sei se porque não tinha outra coisa pra comer, se é porque estávamos sem comer o dia inteiro, se é porque estávamos embriagados, sei lá.
Só sei que passou pra história, pelo menos pra minha.

Bem na hora que eu abri a cozinha pra mandar um campezine, apareceu aquela gracinha do Don Martini com um saco de supermercado na mão.
- Buongiorno bambino, mi sono ricordato di te al supermercato.
- Não me diga, Don Martini. 
Eu tenho passado os dias tentando ver se consigo esquecer essa figurinha assinada, mas tá difícil.

- Ho comprato un gorgonzola e alcune birre per il nostro pranzo.
Nostro pranzo na cabeça dele, porque eu tinha pensado em almoçar sozinho.
- Ah, tá. Eu pensei que você tinha vindo só prum cafezinho, e já ia embora.
- no bello, sono venuto a mangiare questa deliziosa pasta che fai.

Fala sério, depois de velho eu pensei que ia ter sossego.
Bom, se é assim, relaxa e aproveita.

- Olha, eu tô sem bebida aquelas últimas cervejas, quem acabou com elas foi você.
- Lo so. Ho portato la birra. Voglio due bicchieri, uno per me naltro per te.
- Melhor não, eu prefiro cozinhar sóbrio. 

Sóbrio eu já erro tudo, imagina com umas biritas.

E encheu uma tulipa servida do alto, com aquele colarinho que até eu fiquei aguado.
Levantou a tulipa e brindou:
- Và benne, salute.



Depois de dar um "gole do Saara", tomou um segundo curto e falou aquelas palavras impublicáveis.

Gole do Saara é uma expressão que eu criei com a Maria quando voltávamos das pirâmides depois de ficar um dia a 53º no deserto, só tomando uma aguinha.
Quando nós chegamos no hotel, fomos para o bar e só tinha Stella Artois em litro - imagina isso: Um litro todo geladinho.
Aí secamos literalmente o litro em goles fartos, dignos de quem tava morto de sede.

- Che cosa hai intenzione di fare con questi pomodori?
Com esses tomates eu vou fazer um molho pro macarrão.

- fa una salsa saporita, quella alla campezine, ricorda?
Como esse cara adivinhou? É uma sarna mesmo.

Comemos penne alla campezine, cerveja gelada e ficamos lembrando do acampamento lá de Salto e da viagem pro Egito. 
De fato hoje o molho ficou muito bom e olha que, na hora de fazer eu estava sóbrio.

Depois do almoço ele me disse:
- C'è ancora il liquore di Ulisse?
"Liquore di Ulisse" é como ele chama o licor de pera que o senador Ulysses Guimarães gostava de tomar depois das refeições.
Lá no Ca'd'Oro não podia faltar o "poire" do Dr. Ulysses.



- Sim tenho com pera dentro da garrafa, tá no freezer, peraí.
Tomou um, depois mais um pra saideira, e foi embora cantado "Roberta".
Lo sai non è vero
Che non ti voglio più
Lo so non mi credi
Non hai fiducia in me
Roberta, ascoltami
Ritorna, ancor' ti prego

Deu vontade de ouvir com o Pepino di Carpri, taí


https://youtu.be/yQGSfJFIYhI


Chega de prosa

Ingredientes

Molho

meia cebola picada pequeno
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de azeitona verde descascada
1 colher de sopa de molho inglês
1 colher de sopa de gorgonzola
2 tomates picados
2 colheres de sopa de carne moída pronta e temperada


Preparo

Refogue em fogo baixo numa panela um fio de azeite, alho e cebola
mexa e em seguida coloque o queijo e uma concha de água quente
dissolva bem
depois coloque o tomate e o molho inglês
aumente o fogo
se precisar coloque um pouco mais de água quente
apure em ponto de molho
reserve

Massa (grano duro)

125 g penne rigate barilla
azeite e sal a gosto
queijo ralado para servir


coloque 2 l de água numa panela de deixe ferver
quando ferver
acrescente o penne, 1 fio de azeite e uma colher de sal
marque no cronometro o tempo de cozimento especificado na embalagem
quando der o tempo
desligue o fogo e espere 15 segundos
escorra todo a água
volte o macarrão na panela  passe um fio de azeite
mexa e sirva



Marcio Martini
05/07/2020
#ProsaGostosa
http://prosagostosa.blogspot.com/2020/07/penne-alla-campezine.html