Pão de ló quase sem açúcar



Pão de ló quase sem açúcar

O sabor da erva doce é bom de qualquer jeito. desde a folha na salada até ela seca pra fazer temperos e doces.
Aí outro dia eu vi a Rita Lobo mandar erva doce num bolo de fubá, fiz e deu bom!!! Gostei da ideia.

Acontece que eu sou bichado de nascença em pão de ló mas, depois que eu passei dos 90 na glicemia, a coisa ficou ruça pro meu lado e o Dr. Amir Hammoud Bahmad me deu um puxão de orelha e um conselho: "corta o açúcar".

Dar conselho é mole, quero ver seguir. Esse é meio que o meu caso, e de muitos amigos meus. Tô levando na boa mas, tem horas que a Lolô fica impaciente e cochicha assim: "só um tequinho, vai?".

Pra resolver essa parte do "tequinho" eu vi outro dia uma nutricionista dizendo que poderíamos adoçar tudo com 1/3 do açúcar que manda na receita.
O conselho dela era mais profundo tipo "nossas crianças cresceriam saudáveis e sem tanta propensão a doenças como obesidade, diabetes e pressão alta".

Bom, não é o caso da "minha criança" mas, um dia desses nos embalos de uma sexta-feira eu mandei ver um bolo com 1/3 do açúcar e deu muito certo. Desse dia pra frente eu corto o açúcar das receitas e nem parece. Tem muita gente que come e nem repara que falta açúcar



Então, resolvi fazer um pão de ló numa pegada do Rodrigo Hilbert e pensei em mexer numas coisinhas da receita pra adoçar sem açúcar - mandei erva doce!!



O resultado ficou excepcionalmente bom, muito macio, leve - como tem que ser um pão de ló - e com um gostinho de festa caipira por conta do erva doce.
Anotei pra repetir mais vezes.

Chega de Prosa

Ingredientes:

Ingredientes para meia receita com 1/3 de açúcar
4 ovos
4 colheres (sopa) de farinha de trigo (peneiradas)
2 colheres (sopa) de açúcar (peneiradas)
1 colher (sopa) de erva doce
Margarina e farinha para untar


Preparação
ligue o forno em temperatura média
Unte uma forma com margarina e farinha

Separe as claras das gemas
bata as claras na vasilha da batedeira por 5 minutos
com a batedeira ligada coloque as gemas uma a uma devagar - deixe cada gema ligar bem na massa
bata por mais 5 minutos
desligue e retire a vasilha da batedeira

Nessa vasilha mexendo com a colher de arame, acrescente um pouco de açúcar
mais um pouco até acabar
depois faça o mesmo processo com a farinha de trigo - acrescente devagar e sempre mexendo
acrescente a erva doce e mexa para tudo ficar bem homogêneo

Passe toda a massa para a forma e leve ao forno médio por 20 minutos
faça o teste do palito
quando ficar pronto desligue o forno
Espere esfriar para desenformar


Receita completa do Rodrigo Hilbert

Marcio Martini
19/07/2020
#ProsaGostosa
http://prosagostosa.blogspot.com/2020/07/pao-de-lo-quase-sem-acucar.html