Pão de forma Caseiro



Pão de forma Caseiro

Quem nasceu primeiro: O Pão  ou o italiano? Difícil, né? Então, eu sou daqueles que comem pão com pão. Quando eu vou na padaria, compro o que preciso E MAIS UM pra comer agora, assim mesmo, quentinho. Gosto de vir pela rua comendo o bico. No meu tempo de moleque tinha briga com a minha nonna pra pegar o bico da bengala, que era uma baquete mais rechonchudinha.

Aí, outro dia, numa prosa com o Varotto ele me disse pra experimentar a receita do AMO PÃO que tá aí embaixo, e que a única coisa que eu tinha que me preocupar era com o descanso da massa nas etapas.

Essa receita é pra um pão com um quilo, mas eu já fiz com meia receita e também dá certo. Na meia receita você dever cortar tudo pela metade, menos os tempos.

Sempre tem a hora da prova do pão, e eu fiz a prova com azeite e uns pedaços de gorgonzola. Deixei o pão esfriar por uma hora na grelha e então cortei um pedaço. O pão ainda estava bem quente.


Passei um fio de azeite, coloquei um pedaço de gorgonzola e esperei um minuto pro calor do pão absorver o azeite e aquecer o gorgonzola. Então passei um segundo fio de azeite sobre o queijo e provei.

A minha sorte é que a geladeira fica "num braço" de distância. Abri uma cerveja. Depois de tomar um gole grande, dei uma mordida daquelas. Depois mais um gole.

Até que eu sou um cara bem educado, mas, sem que eu percebesse, eu já estava falando aquelas palavras que o corretor ortográfico não escreve, capisci?


Meu compadre, demora pra ficar pronto viu, mas vale cada minuto de paciência!!!





Chega de Prosa

Pão de forma caseiro

Ingredientes

forma de 10x24x6,5 cm.

Pré-fermento (Esponja) 
- 113 g (3/4 xícara) de farinha de trigo
- 113 g (1/2 xícara) de água
- 6 g (1/2 colher de sopa) de fermento biológico seco instantâneo

Massa final 
- 452 g (3 1/2 xícara) de farinha de trigo
- 254 g (1 xícara) de leite integral
- 45 g (6 colheres de sopa) de açúcar 
- 11 g (1/2 colher de sopa) de sal
- 45 g (3 colheres de sopa) de manteiga sem sal



Preparação

ESPONJA

Numa vasilha coloque farinha, água e fermento
mexa um pouco pra juntar bem a farinha com o fermento

cubra e deixe descansar por 30 minutos

MASSA DO PÃO

Numa outra vasilha misture todos os secos
farinha, sal e açúcar

coloque toda essa mistura sobre a esponja
abra um buraco no meio
coloque a manteiga quase derretida
mexa com colher de pau
depois devagar coloque o leite e mexa a massa

depois mexa com uma mão e vire a vasilha com a outra até a massa soltar da mão - algo como 5 minutos
tire a massa da vasilha e coloque sobre a mesa 
cubra e deixe descansar por 10 minutos

SOVA DA MASSA

sove por 10 minutos
volte a massa para a vasilha, cubra e deixe crescer por 60 minutos

DOBRA DA MASSA

Tire a massa da vasilha e coloque sobre a mesa levemente polvilhada com trigo
abra a massa 
dobre os lados como se fosse um envelope
faça isso umas 5 vezes

unte a forma com manteiga - unte também as bordas

faça as últimas dobras para o pão
coloque na forma
cubra e deixe descansar por 45 minutos

Ligue o forno no fraco e deixe aquecendo



ASSAR O PÃO

No fundo do forno coloque uma vasilha com água para criar umidade no forno
coloque a forma e deixe assar por 25 minutos em forno forte
depois, abra a tampa, retire a vasilha com água, vire a forma do pão para assar por igual
deixe assar por mais 20 minutos

desligue o forno
retire o pão da forma para uma grelha
com o pão ainda quente passe manteiga derretida sobre a superfície
deixe esfriar pelo menos 30 minutos antes de cortar
Tá pronto

Dica di Cuoco

Você pode trocar a esponja por LEVIAN, fica uma delícia.
Troque o preparo da esponja por 232 g de Levian.
Pra mim não dá certo, principalmente porque levians são temperamentais -  "precisam de assistência".
Nem sempre eu lembro de tomar meus remédios, que dirá lembrar de ter que alimentar o levian. Já perdi tantos que desisti. 
A questão do levian é que com os tempos que devem ser multiplicados:
- Se a temperatura local é acima  de 20 graus e o dia está seco, multiplique os tempos  por por 4
- Se a temperatura local é abaixo de 20 graus e/ ou o dia está úmido, multiplique os tempos  por por 4,5 ou até mesmo por 5.

Marcio Martini
27/07/20205
#ProsaGostosa
@prosagostosacananeia
https://prosagostosa.blogspot.com/2020/07/pao-de-forma-caseiro.html