Lasanha à Calabresa



Lasanha à Calabresa

Outro dia a Eliana Pires Lebre me contou que tem uma Ana bem parecida com a Lolô - não duvido - e que a Ana dela gosta tanto de lasanha que só pede isso, quando não pede todas as ostras coisas. Eliana, acho que essas duas devem ser primas, porque a Lolô também ADORA lasanha.

Nessa pegada, eu tava passando pela gôndola das massas e, do nada, pulou da gôndola pra dentro do meu carrinho um pacote de lasanha da Renata escrito assim - DIRETO AO FORNO. Nessa hora a Lolô começou a ladainha:
- Faz pra mim, faz com calabresa, faz com mussarela e presunto, faz pra mim, faz que eu como. Faz vai, faz?

Você manja manha da criança? Igual. Eu conheço a peça e sei que se eu não entrar na dela, vou ouvir um monte até fazer, então ... melhor fazer logo, né mesmo?

Mandei ver legal com linguiça toscana fresca bem picadinha e esparramada na massa toda.
Na hora de servir, a Lolô ficou tão contente que começou a cantar:
- Olha só que festa de arromba / noutro dia eu fui parar ...
- Lolô essa não é da Rita Pavone, é do Erasmo. Não é você que só gosta de música italiana?
- Eu sei, eu sei que não é da Rita. Pensa que eu sou velha como você? Eu sou jovem, jovem. É uma brasa mora!!


Vai entender.

Chega de Prosa

Lasanha à calabresa

500 g linguiça toscana fresca
500 g lasanha com ovos renata
500 ml molho de tomate
250 g presunto fatiado fino
250 g mussarela fatiada fina
sal, pimenta do reino, orégano, azeite



Preparação

Para cada gomo da linguiça, fure com o garfo e coloque no microondas por 1 minutos
Depois, seque a água e coloque todos numa vasilha dentro do microondas por 3 minutos
espere esfriar e pique bem miudinho

numa panela coloque o molho de tomate e a linguiça picada em fogo baixo
deixe esquentar e acerte o tempero ao seu paladar (sal, pimenta etc)

numa forma de vidro monte a lasanha assim:
unte a forma com azeite
uma camada fina de molho como cama para a lasanha
uma camada de massa
cubra com fatias de presunto e depois com mussarela
coloque molho calabresa sobre a mussarela e polvilhe um pouco de orégano
repita essa sequência até completar a forma
sobre tudo coloque uma camada de molho calabresa
leve ao forno forte respeitando o tempo da embalagem - algo em torno de 45 minutos
pastorei pra ter certeza que que não vai queimar
retire do forno e passe um fio de azeite 

sirva quente


Marcio Martini
24/07/2020
#ProsaGostosa
https://prosagostosa.blogspot.com/2020/07/lasanha-calabresa.html

Festa de Arromba - Erasmo Carlos
https://youtu.be/IAmppXJIm-M