Dois Pães numa mesma receita




Dois Pães numa mesma receita

Pão caseiro com recheio de queijo e
Pão caseiro com recheio de frutas cristalizadas

Eu sou sozinho e uma receita inteira de pão caseiro dá muito pão. Dá pra semana inteira, mas depois da quarta-feira eu começo a achar que tá meio que endurecendo.

Aí, outro dia, num papo com o Carlos Varotto, ele me disse pra dividir a receita no meio que dava certo, e deu.
Foi só pegar a receita e dividir tudo por dois, menos os tempos, e fica um pão bacana que acaba por aqui depois de dois dias.

Então, deu na veneta de fazer uma receita dois-em-um: diz que só inventa quem é inventor, né? Mandei ver. 

A boiada é fácil: faz o pão seguindo pela receita - só farinha, fermento, sal e água -  sova e deixa quieto. Eu cubro com um pano e largo num canto sem vento, seco e fresco, até a hora do depois de crescer.
Nesse momento, tire a massa para o tampo da mesa enfarinhado e DIVIDA A MASSA EM DOIS.
Isso mesmo, divida pela metade.





Numa eu fiz um pão com recheio de queijo ralado.
Na outra metade eu fiz um pão com recheio de frutas cristalizadas. 

Fica ligado, não é pão doce: é um pão salgado com frutas cristalizadas - é o bicho! Com vinho branco e queijo gorgonzola nem precisa mais nada.

Coloquei cada um numa panela de pedra sem tampa e mandei as duas pra dentro do forno.



Se liga: lá no forno em mandei forte uma assadeira com bastante água pra deixar o forno hidratado e dar aquele lance do vapor que tem que ter.
deu nisso.


Ingredientes

- 800 g farinha de trigo
- 20 g sal
- 10 g fermento biológico
seco para pão
- 50 g parmesão ralado
- 50 g frutas cristalizadas
- 540 ml água morna



Marcio Martini
12/07/2020
#ProsaGostosa
http://prosagostosa.blogspot.com/2020/07/dois-paes-numa-mesma-receita.html