Canjica de Amadei




Canjica de Amadei
Canjica de Diamante Negro

Acordei de madrugada com uma gritaria no meu quarto:
- Eu quero canjica de Amadei, eu quero, eu quero, faz que eu como.

Que susto, era a Lolô me amolando pra fazer canjica com diamante negro. Já já você entende.

Isso é manha dela antiga, desde os meus tempos de moleque. 
Minha mamma mandava bem numa canjica com "sabores variados" e um dia eu apareci com um Diamante Negro pra comer escondido dela. 


Ferrou. Dancei. Ela viu. Eu tava na lista negra dela já fazia bem uns 10 anos - nesse tempo eu devia ter no máximo 9 aninhos.

- Che cos'è?

Nem te conto. Eu ganhei esse Diamante Negro numa aposta de rinha de galo que tinha lá no fundão do bairro, mas se eu falo a verdade estaria há muito atuando de querubim nos Jardins do Céu.

- Mã, é que eu achei esse chocolate na rua.
- È! Bambino, andare a lavarti le mani, subito.

Sumi num pé só. Minha salvação foi a Nonna chegar pra me acudir.

- È! Tu, bella: Lascia stare questo bambino poveretto! Da me a mano questo Amadei.

Quando minha nonna falou essa frase, até eu, che non capisco niente, saquei que ela tava falando de um chocolate da hora que minha madrinha de vez em quando trazia de presente pra ela - AMADEI TOSCANO RED. Era de comer rezando.


Ah! Minha nonna chamava de "Amadei" qualquer chocolate, até o meu delicioso Diamante Negro, que agora estava de posse dela.

Como tem aquele dia que a sua mãe te larga em casa pra ir fazer qualquer coisa, num dia dessa mesma semana eu sobrei com a nonna. 
Solo io e la mia nonna. Punto e basta. Capisci?

Não prestou. 

- Bambino, prendi la mia credenza, il tuo Amadei. Portamelo, per una sorpresa.

Nem precisei entender: corri pro quarto dela e cavoquei naquela penteadeira até achar o Diamante Negro. Afinal, qualquer que fosse a SURPRESA, ia ser bom demais! Afinal quem ia fazer era a nonna.

Malandro: Essa mulher mandou bem numa canjica da hora e, na hora da fervura do leite, pegou aquele Diamante Negro e picou com um martelo até ficar em pedacinhos bem pequenos. Me deu um teco pra roer e, depois disso, colocou tudo dentro da panela e deixou apurar. NOOOOOOOSSA!

È! Bambino: Fá attenzione! Non mangiare caldo. Fa male a tu stomaco, carino.

Então, eu sei que comer quente nem é tão bom assim, mas é difícil. Entende essa parte, vai?

Desse dia em diante essa canjica passou a se chamar Canjica de Amadei.



Se você ainda não experimentou, eu recomendo.

Chega de Prosa


Canjica de Diamante Negro

Ingredientes

1 pacote de canjica
1 litro de leite
150 g de chocolate em barra - Diamante Negro ou similar
1 caixinha de creme de leite
1 pacote de coco ralado
paus de canela e cravos a gosto
canela em pó a gosto

Preparação

Numa vasilha coloque a canjica
cubra a canjica com água, mexa um pouco
deixe de molho de um dia para o outro

No dia seguinte

Coloque 2 litros de água na panela de pressão
ferva a água
coloque a canjica com água e tudo na panela
feche e cozinhe por 35 minutos em fogo forte

Triture a barra de chocolate e reserve

Apague o fogo
Tire a pressão da panela
abra com cuidado e devagar
escorra a canjica cozida numa peneira
tire toda a água da panela de pressão
coloque a canjica da peneira de volta pra panela
acrescente os outros ingredientes mexendo com colher de pau
por último coloque o coco ralado, o chocolate, a canela e o cravo
ligue em fogo forte e pastoreie até ferver mexendo de vez em quando
cuidado porque o leite quando ferver poderá transbordar
abaixe o fogo e deixe engrossar até o ponto que você gosta
Tá pronto

Na hora de servir, se preferir, polvilhe um pouco de canela em pó.


Há quem goste de colocar a canjica pronta em potes pequenos e deixar na geladeira.
Se for assim, a canjica estará mais durinha, quase com uma casquinha por cima.
Nessa hora, a canela em pó dará um sabor ainda mais caipira.


Marcio Martini
22/07/2020
#ProsaGostosa
http://prosagostosa.blogspot.com/2020/07/canjica-de-amadei.html