Camarões à Paulista com Caipirinha de Cidreira




Camarões à Paulista com Caipirinha de Cidreira

Aqui tem touceiras de cidreira até onde não precisa, loucura. Pra qualquer canto que você olhe tá lá, capim cidreira.
Diz que é bom pra espantar mosquitos. Eu gosto de fazer uma caipirinha com ela que fica o bicho.



Então, tinha uma amiga que quando saia de sampa, ligava pra cá e já encomendava: Camarões à Paulista com Caipirinha de Cidreira. Era de lei. Sempre tinha uns camarões daqueles grandes separados por aqui esperando por ela.

Naquela semana a Maria tinha um trampo e se mandou pra sampa. Na saída me disse:
Se liga que é aniversário da Ella na quarta e ela sobrou aí ilha sozinha. Liga pra Ella e pro Don Martini e façam uma festinha. Não esquece da Cidreira dela.

Você que tá na lendo até aqui, entendeu que a Maria só se preocupou em me dizer que era pra ter cidreira da Ella e convidar Don Martini pra festinha, certo? 
(Sempre rolou um lance entre eles - esse dois devem estar se pegando lá nos Jardins do Céu.)

Posso falar?  Não vai prestar.

Fiz pior: liguei prum amigo de um boteco aqui na praça e mandei o pedido:
"Pra quarta tenha cidreira por aí que é aniversário da Ella e eu vou com ela e o Don Martini pra comemorar.
Eu tenho aqui uns três quilos de Rosa que eu levo pra fazer do jeito dela.
Outra coisa: Não deixa o copo da Ella vazio."

Esse boteco fazia uma caipirinha de cidreira que era de lei.
Eles traziam o líquido já batido direto do copo do liquidificador, coavam na sua frente e completavam com gelo e decoravam com os cabinhos da cidreira que também prestavam de mexedores.
Também traziam a garrafa de cachaça pra "completar se faltasse" ... entendeu esse pedaço?

Aí, cada um no seu carro, na hora combinada aparecemos  por lá. A prosa rolou solta - e a cidreira também.

Numa hora lá da calçada, Don Martini mandou:
- Cameriere, puoi servire i gamberi.
Nessa balada a Ella rebateu:
- Cameriere, servite la melissa per noi trè.
Melissa, além de ser marca de sandália é também como se diz erva cidreira em italiano, engraçado né?

Depois que passou a chuva - isso mesmo, nem estava chovendo, mas a manguaça atrapalha a cabeça - eu resolvi ir lá no balcão e dei a letra:
- VUI, NU DXA U CPO D ELLA FAZIO.
(entende aí ... na manguaça a lingua enrola e o que sai é um som que parece ser isso)

O rapaz, rindo me disse:
Cara, você já disse isso quando fez a encomenda, lembra?
Nesse exato instante eu já não lembrava direito onde eu estava, quem eu era, quem eram aquelas pessoas que estavam ali, nem o porquê das tangentes que só se encontram no infinito.
(Aliás, esse lance das tangentes é outra história, nem quero começar.)

Assim assim, esse carcamano querido se levanta, sobe o copo em brinde a começa a cantar uma antiga do Pepino di Capri

- Champagne per brindare un incontro, Con te che già eri di un altro
A Ella pulou, subiu na mesa e começou a cantar junto
- Ricordi c'era stato un invito,  Stasera si và tutti a casa mia


Champagne  Peppino di Capri

A sorte é que o boteco tava vazio e os caras de lá eram gente fina - que baixaria.
Bom, depois que o relógio parou, (sic) cada um voltou pra sua casa.
Eu voltei porque tô conseguindo te contar isso tudo, já eles eu não garanto, Ah l'amore fa bene al cuore!

Como você bem sabe, tem uma hora na madrugada que a gente levanta pra "desaguar a marvada", né?
Nessa hora eu me assustei.
Como eu te contei eu tava sozinho em casa, porque a Maria tava em Sampa.
Eu estava vestido com o meu pijama de bolinhas.
Pára de rir que é sério. Foi um presente da minha sogra. (ECA) 



Corri na garagem, o carro tava lá inteiro sem um arranhão.
A chave do carro tava no ganchinho e a porta da casa estava trancada por dentro.
- Quem me trouxe de carro até aqui? Quem me pôs na cama? Quem me vestiu? Quem me cobriu? Quem trancou a casa? Quem, quem, quem ...?
Pirei, depois relaxei e voltei pra cama, desmaiei e acordei tipo ao meio dia com uma cabeça-e-meia.

Ainda meio atrapalhado, liguei pro Don Martini. Rindo muito ele me disse:
- Bello, a detto buonanotte, guidato la macchina e sei andato a dormire a casa tua.
- Não acredito, eu que trouxe o carro? E vocês?
- È vero, andiamo a cantare champagne, ... dopo ... è!
Bom, se precisar, eu posso traduzir tudo isso, menos esse "DOPO ... È!" - prefiro não comentar.

Depois de muito lero-lero no telefone eu perguntei:
- Gostou da festinha que fizemos pra Ella?
Rindo muito ele respondeu:
- Ah l'amore fa bene al cuore!

Gente, não é que esse cara me saiu um belo poeta?

Chega de prosa

RECEITAS

Caipirinha com cidreira

Ingredientes
6 limões
12 folhas de capim cidreira
6 doses de cachaça
Açúcar e gelo a gosto

Preparação 
Pique a cidreira
Num copo de liquidificador prepare um suco assim:
coloque a cachaça
Pique a cidreira picada
Coloque o suco dos limões
Coloque só uma pedra de gelo
Bata por 1 minuto
Coloque açúcar a gosto

No copo que vai ser servido
Coloque esse suco coado até meio copo
Complete com gelo
Decore com uns pedacinhos de cidreira

Camarões à Paulista

Dica di Cuoco: Esses camarões devem ser daqueles grandes e com casca.
No mercado você vai encontrar, por ordem de tamanho, com os nomes de Camarão Pitu, Camarão Rosa, Camarão Grande SVG, Camarão Grande VG,  Camarão branco grande etc.
Essa denominação SVG - Super Verdadeiramente Grande, VG, G, M ... é muito conhecida nos mercados de peixes.
Com os menores também fica bom, principalmente num tira-gosto com cerveja bem gelada.
O segredo do camarão não ficar rijo é tirar quase no ponto, tirar a frigideira do fogo e deixar assim por meio minuto.
Eles vão ficar macios e bem saborosos.

Ingredientes

500 g de camarão
Sal, azeite, alho, pimenta do reino e salsinha a gosto


Preparação

Deixe os camarões marinando em pimenta do reino e sal por 45 minutos

Coloque azeite numa frigideira em fogo baixo
Esprema o alho na frigideira espere dar o ponto
Aumente o fogo e coloque os camarões
Espere até fica quase no ponto
Retire a frigideira do fogo
Deixe fora por meio minuto
Salpique salsinha

Passe da frigideira para um prato com papel toalha
Sirva no prato principal decorado com limão cortado em quatro
Se quiser faça também uma cama verde - de preferência com rúcula e salsinha.


Marcio Martini
08/07/2020
#ProsaGostosa