Café com Manjericão



Café com manjericão

Eu tomo café sem açúcar desde que, desde que, veja bem, nem me lembro.
Acontece que um dia perdido no calendário eu fui pro Egito e lá a bossa e tomar café com Cardamomo. Em todos os cantos do Nilo você encontra café com cardamomo. Eles servem num cantinho do pires e você coloca - ou não - no café.



ADOREI! É refrescante, dá um ardidinho gostoso no café e engana a boca deixando um leve adocicado - tudo isso sem um grama de açúcar.
Fiquei fã de carteirinha. Comprava na zona cerealista do mercadão e punha um grãozinho no meu café e servia pros amigos - alguns faziam aquela cara de ECA, outros educadamente diziam "pra mim não, obrigado".

Isso rolou legal até o dia em que não consegui mais a "verba" com a minha diretora financeira, se é que você me entende ...


Daí comecei a inventar bossas: fiz café com casca de limão, com raspa de gengibre, com pau de canela, com cravo ... fiz até com casca de maçã. Tava procurando aquele gostinho do cardamomo e não encontrava.
Todos esses que eu falei ficam bem agradáveis, alguns até aromáticos, como quando você coloca raspas de gengibre, mas nenhum era cardamomo - claro que não, cardamomo é cardamomo: punto e basta.

Mas teve um dia aqui no frio que eu fiz um chá pra me esquentar e fui no jardim atras de hortelã. Tava escurão e eu já estava com o etilímetro marcando 6.4 ... então passei a faca num verdinho e trouxe pra cozinha.


Abri a chaleira, joguei dentro da água esse verdinho com todo o cuidado de tirar as florzinhas, uns poucos cravos e um pau de canela, tampei, deixei ferver, abafei, coloquei na minha garrafa térmica e trouxe pra sala pra roer com umas torradas de pão caseiro com catupiry.


QUE DELÍCIA !!! Tomei a garrafa um zaz-traz de tão bom. Aí deu aquele soninho e eu capotei.
Na manhã seguinte, na hora de arrumar a bagunça, me toquei com as florzinhas em cima da pia: não era hortelã e sim manjericão. Ai não prestou. Eu sou macaco de auditório de manjericão, adoro, ponho em qualquer comida, mesmo que não combine. 


Aliás, quem foi o cara que inventou esse lance de combinar? Vamos combinar? Tá com nada! Gosto é gosto, punto e basta.

Aí, outro dia fui fazer uma foto pra mostrar um bolinho de fubá da hora, e, sem querer saiu na foto o meu café com manjericão.


Então, qual é o sabor do manjericão no café?
Bom, como tem gosto pra tudo, pra mim ele lembra um pouco o cardamomo, lá no fundo fica um ardidinho lembrante - mas o sabor é diferente, entende? Punto e basta.

Chega de Prosa


Marcio Martini
20/07/2020
#ProsaGostosa
http://prosagostosa.blogspot.com/2020/07/cafe-com-manjericao.html