Café com manjericão
Eu tomo café sem açúcar desde que, desde que, veja bem, nem me lembro.
Acontece que um dia perdido no calendário eu fui pro Egito e lá a bossa e tomar café com Cardamomo. Em todos os cantos do Nilo você encontra café com cardamomo. Eles servem num cantinho do pires e você coloca - ou não - no café.
ADOREI! É refrescante, dá um ardidinho gostoso no café e engana a boca deixando um leve adocicado - tudo isso sem um grama de açúcar.
Fiquei fã de carteirinha. Comprava na zona cerealista do mercadão e punha um grãozinho no meu café e servia pros amigos - alguns faziam aquela cara de ECA, outros educadamente diziam "pra mim não, obrigado".
Isso rolou legal até o dia em que não consegui mais a "verba" com a minha diretora financeira, se é que você me entende ...
Daí comecei a inventar bossas: fiz café com casca de limão, com raspa de gengibre, com pau de canela, com cravo ... fiz até com casca de maçã. Tava procurando aquele gostinho do cardamomo e não encontrava.
Todos esses que eu falei ficam bem agradáveis, alguns até aromáticos, como quando você coloca raspas de gengibre, mas nenhum era cardamomo - claro que não, cardamomo é cardamomo: punto e basta.
Mas teve um dia aqui no frio que eu fiz um chá pra me esquentar e fui no jardim atras de hortelã. Tava escurão e eu já estava com o etilímetro marcando 6.4 ... então passei a faca num verdinho e trouxe pra cozinha.
Abri a chaleira, joguei dentro da água esse verdinho com todo o cuidado de tirar as florzinhas, uns poucos cravos e um pau de canela, tampei, deixei ferver, abafei, coloquei na minha garrafa térmica e trouxe pra sala pra roer com umas torradas de pão caseiro com catupiry.
QUE DELÍCIA !!! Tomei a garrafa um zaz-traz de tão bom. Aí deu aquele soninho e eu capotei.
Na manhã seguinte, na hora de arrumar a bagunça, me toquei com as florzinhas em cima da pia: não era hortelã e sim manjericão. Ai não prestou. Eu sou macaco de auditório de manjericão, adoro, ponho em qualquer comida, mesmo que não combine.
Aliás, quem foi o cara que inventou esse lance de combinar? Vamos combinar? Tá com nada! Gosto é gosto, punto e basta.
Aí, outro dia fui fazer uma foto pra mostrar um bolinho de fubá da hora, e, sem querer saiu na foto o meu café com manjericão.
Então, qual é o sabor do manjericão no café?
Bom, como tem gosto pra tudo, pra mim ele lembra um pouco o cardamomo, lá no fundo fica um ardidinho lembrante - mas o sabor é diferente, entende? Punto e basta.
Bom, como tem gosto pra tudo, pra mim ele lembra um pouco o cardamomo, lá no fundo fica um ardidinho lembrante - mas o sabor é diferente, entende? Punto e basta.
Chega de Prosa
Marcio Martini
20/07/2020
#ProsaGostosa
http://prosagostosa.blogspot.com/2020/07/cafe-com-manjericao.html