Bolo de fubá e erva doce





Bolo de fubá e erva doce 

Ontem à noite eu tava quieto numa boa roendo um pedaço de pão com torresmo, tomando um vinho e zapeando na Sky.

Parei um pouco no History, vi uns pedaços do TeleCine, pulei pro Multishow e parei no GNT pra pegar mais vinho. Tava passando um pedaço da Rita Lobo fazendo um receita de sei lá o quê.

- Pára de zapear essa TV, sossega. Deixa aí que eu quero ver ela fazendo.

Era a Lolô, palpiteira como só ela.
"Não saiam daí, eu já volto pra mostrar um bolo de fubá com erva doce daqueles de tomar café com a vizinha".

Vou pular um monte de lero-lero porque a Lolô gosta de bolo de fubá desde que eu nasci, você entendeu, né?

- Faz pra mim, faz vai, faz que eu como.
- Lolô, você vive dizendo que está de regime, como fica?
- Já sei, faz com só 1/3 da receita de açúcar, o resto põe tudinho como manda a receita.


Não liguei muito pra isso, vi o programa da Rita até o final, mudei de canal, fui pro Netflix pra zapear qualquer coisa ...
- A que horas você vai fazer o  meu bolo?
- Lolô, dá um tempo. Ainda são uma e meia e daqui a pouco eu vou dormir.
- Vai dormir agora,  já, assim você acorda cedo pra fazer o  meu bolo.



Vou pular mais dois metros cúbicos de conversa mole com ela.

Foi dormir. Você acredita que eu sonhei que tava fazendo bolo? Que já tava até assando?


Quando deu aquela hora de acordar pra fazer o desague da madrugada, esse inferno pulou junto.
- Oba, já vai começar o meu bolo?

Voltei pra cama e dormi até 7H37, isso mesmo, em pleno sábado, em pé na cozinha fazendo o bolo da Lolô - quem sabe esse inferno pára de me amolar.

- Olha, veja bem: eu tô de regime, põe só 1/3 do açúcar que manda a receita. O resto da receita faz como a Rita ensinou.
- Lolô a Rita dise que pode trocar o leite por leite de coco, o que é que eu faço?
- Pôe leite de coco que o docinho dele adoça o tanto que faltar de açúcar, eu vi isso uma vez com o Rodrigo Hilbert e uma noutra veio uma nutricionista na Ana Maria Braga e disse a mesma coisa - ela disse que é até mais nutritivo e não engorda tanto.  Bom pra mim que estou de regime.

Quem sou eu pra desmentir. Eu aprendi na tenra infância que mulheres italianas sempre têm razão, mesmo quando não têm!!

Mandei ver enquanto a Lolô se distraia lendo os comentários dos meus queridos amigos nas postagens.

- Olha que legal: A Lígia Sommers quer saber o fim da história do Don Martini com aquela morena de olhos verdes. Que pena que eu não consigo teclar, mas você devia contar pra ela que aquela civetta usa  colar de pérolas falso e lente, ela tem olhos castanhos.


- Lolô, larga esse celular quieto. Tem coisa aí que você não pode ver.
- Marcio, você é mesmo um bobão. Onde você pensa que eu tô quando você fica vendo essas bagunças daquele grupo só de homens?
...
Aí eu tirei o bolo do forno e, como manda a regra, deixei quieto pra esfriar e fui ver as postagens.
- Ei, você, lindinho: nada disso, vai fazer um café que eu quero comer bolo quente com café fresco. Onde já se viu!

Passei um café e ... 


- Ai ai ai,  me deu um aperto no coração. Como deve estar aquele carcamano do Don Martini lá em Pasárgada com quella brunetta e civetta! Deu uma vontade de cantar uma das dele.
- Lolô, fica quieta menina. Você desafina até quando toca campainha. fica sentadinha aí e come esse bolo e pronto.
- Ah, sabe essa trilha do Mistura Fina no Youtube que você fez pra mim?  tem umas tão legais, dá até vontade de dançar.

- Lolô, não viaja na maiosese: Trilha era quando a gente gravava em rolo. Hoje em dia o nome é playlist e eu não fiz pra você. Fiz pro Don Martini praquela primeira viagem dele pra Pasárgada.
- ECA: Você mima muito esse seu amigo!
- É que eu gosto muito dele.
- Já sei, de mim você não gosta, né? Non è facile avere 18 anni/ Noe è facile amare come io amo a te. 
- Não é nada disso, Lolô, eu gosto muito de você.
- Gosta nada. Ele sim, ele é que gosta de mim. Ele sempre canta essa música pra mim. Ele italiano, ele é bonito, ele é tão ...

O resto é meio impróprio de escrever aqui. 

Chega de Prosa

Ingredientes:

3 ½ xícara (chá) de fubá mimoso
1 xícara (chá) de farinha de trigo
3 ½ xícara (chá) de açúcar - eu coloco só ½ xícara 
4 ovos
1 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de leite - eu coloco uma garrafinha de leite de coco
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sopa) de sementes de erva-doce
1 pitada de sal
Manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar

Preparação

Deixe o forno médio ligado desde a hora que for começar
coloque 4 ovos numa caneca e amorne por 2 minutos pra quebrar o gelo da geladeira
se for usar leite faça a mesma coisa
se for usar leite de coco e a garrafinha estiver na geladeira, coloque a garrafinha junto com os ovos na mesma caneca
unte a forma e separe

no copo do liquidificador
coloque o azeite, o açúcar e um ovo
bata 30 segundos
coloque outro ovo e bata por 10 segundos
coloque os outros ovos
agora bata por uns 4 minutos ou até a liga fica super homogênea
Passe tudo para uma tigela
comece colocando um pouco de farinha de trigo e mexa com a colher de arame
coloque assim pouco a pouco toda a farinha sempre mexendo
depois mexendo sempre coloque pouco a pouco  o fubá
em seguida coloque erva-doce e sal
mexa bem
só depois de ter uma massa bem consistente, coloque o fermento
mexa pra deixar tudo bem homogêneo 
passe toda a massa para a assadeira
leve ao forno médio por 30 minutos e pastoreie - dependendo das condições do tempo pode ficar pronto antes.
Na dúvida, depois de 30 minutos faça o teste do palito.

Quando ficar pronto desligue o forno, abra meia porta e deixe aí por 3 minutos
Depois tire do forno e deixe esfriar por mais uns 15 minutos
desenforme 

Tá pronto

Corte um pedaço e coma com café preto.
Não vai prestar !!!

Mistura Fina Marcio Martini

Non è facile avere 18 anni - Rita Pavone


Marcio Martini
18/07/2020
#ProsaGostosa
http://prosagostosa.blogspot.com/2020/07/bolo-de-fuba-e-erva-doce.html