Zuppa Di Ceci



Zuppa Di Ceci
Sopa de grão-de-bico bem gostosinha


Nonna, o que tem de jantar?
Zuppa Di Ceci.

QUE HORROR - Na minha infância só tinha uma coisa pior - engasgar fumando MACEDONIA (engasguei de novo só de lembrar).
Nunca gostei de grão-de-bico. Achava sonso, sem gosto, cheio de aiaiai.

Bom, AIAIAI é o que rolaria se eu dissesse una parola.
"Bambino, ti viro no avesso, è?! Mangia per essere bello, mangia!!".

Mangia per essere bello, mangia!
Essa era sempre a última parte nas pragas dela. 
Pois é, não deu certo!
Acho que é por isso que "praga de mãe não pega".

Bom, a vida muda a gente e, de repente, num jantar daqueles espetados, com aquele montão de talheres, copos e salamaleques, serviram ISSO de entrada.
Minha nonna estava na minha frente e a mamma do meu lado direito.
No meu lado esquerdo estava a Gina, uma ruivinha que eu idolatrei até saber que ela já tinha namorado - essa parte prefiro não comentar.

Começa o jantar com o garçom, de librè e luvas brancas trazendo a sopa de entrada.
Na cabeceira, a dona da casa em voz firme disse:
“Grazie a tutti adesso, prima serviamo la zuppa di Ceci, subito”

A Gina, quando soube da sopa, alegremente disse "Ah que legal eu adoro grão-de-bico".
Virando-se pra mim, com aquela carinha de anjo da Capela Sistina de olho azul, perguntou: "Você também gosta, né"?
Antes que eu conseguisse inspirar a próxima respirada, um raio quente esquentou minha face e a minha perna direita quase que se rompe.
Explico bem: O raio quente era o olhar ANGELICAL da nonna e pancada na perna era da minha manna - ela era, digamos assim, robusta.

CLARO, respondi sem que os meus neurônios pudessem expressar qualquer negativa.
Aí eu e a Gina ficamos num lero-lero que nem daqueles bailinhos.
"você come com tanta vontade que eu acho que vou pedir mais um pouquinho pra nós, posso"?
Essa pergunta ela fez passando levemente aquela mãozinha rosinha e lisinha dela sobre a minha - Arrepiei agora feito gato, só de lembrar a sensação.

CLARO QUE SIM EU ADORO GRÃO-DE-BICO, respondi sem que os meus neurônios percebessem que a nonna e a mamma estavam ouvindo tudo.
Aí, bem baixinho minha mamma disse "Dopo ci parliamo a casa"
Bom, pra encurtar a história, quando chegamos em casa, tomei uma surra daquelas de chinelo das duas. "Mi hai ingannato per tutto questo tempo" ... foram os últimos registros que meus neurônios processaram antes do fim.

Desse dia em diante, tinha sopa de grão-de-bico toda quarta-feira.
Ai de mim!
Chega de lero-lero.

Ingredientes
1 xícara de grão-de-bico cru
1 colher de azeite ou óleo
200 g de músculo bovino cortado em cubos pequenos
1 cebola média ralada
1 dente de alho amassado
1 envelope de MAGGI Sopa de Carne

Preparo

Deixe o grão-de-bico de molho em 2 litros de água por 2 horas. 
Na panela de pressão, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. 
Acrescente  a carne e deixe dourar. 
Escorra o grão-de-bico e coloque na panela.
Complete com 1,5 L de água
Cozinhe em fogo baixo por cerca de 30 minutos após pegar pressão ou até ficar macio.
Espere sair a pressão, abra a panela.
Numa panelinha separe duas conchas do caldo e dissolva o MAGGI.
Acerte o tempero se achar necessário.
Coloque essa mistura na panela de pressão.
Mexa bem até levantar fervura e deixe cozinhar por mais 5 minutos. 
A Sopa está pronta.

Na foto você vê uns pedaços de batata doce, eu tinha aqui fritas do almoço e usei como favorável para enriquecer o FACNI -  Fator Contribuinte para a Nutrição da Infantil.
No caso em voga a CRIANÇA (infantil) sou eu.

Hamonização: Vinho tinto.

Saideira: uma dose de porto, ou chianti, ou poire, ou brandy, ou chefrez, ou cachaça.
(dessa parte eu não entendo)





Mangia che te fà bene
Bacci mile
Siamo tutti oriundi
Marcio Martini
03/06/20
#ProsaGostosa
prosagostosa.blogspot.com