Tomates confitados



Tomates Confitados

No tempo da minha nonna quando mocinha, ela tinha todo o tempo do mundo e mais um raimundo pra fazer o que quisesse na cozinha, dava tempo de sobra.
Atualmente, a vida moderna tirou a mulher de casa e agora ela também cuida da casa.
Tem horas que "ai se isso já estivesse pronto" bate no coração delas que nem, em dias atuais quando a sua mulher te manda pra cozinha lavar a louça - se é que eu fui bem claro.

Por conta disso tudo e também por conta de ter conhecido a Maristela e o Albert lá do Sítio Jardim Mirim, acabei conhecendo uma coisa nova para mim: esses tais de tomates confitados.
Eu já tinha comido isso antes sem perceber, mas numa festa surpresa lá na sítio deles, pra comemorar o aniversário do Albert ..
.


Ela é toda delicada e preparou uma festa que tinha entradinhas, pizza rústica e de sobremesa massa folhada com recheios doces. Outro dia eu conto do resto: hoje quero falar da surpresa da mesa de entradinhas.
Delicadamente havia cestinhos de fatias de pão e vários potinhos de cerâmica - desses de feijoada - e em frente deles umas plaquinhas assim:
Caponata, sardella, azeitonas pretas, azeitonas verdes, patê de berinjela, paté de alho poró, manteiga, ovos de codorna e ... 

CONFIT

Eram uns tomatinhos temperados com uma coisa espetacular, de salivar, de querer mais.
Esse potinho foi reposto tantas vezes que chegou uma hora que ela disse "gente, o confit acabou".
Fiquei sócio remido desse negócio e quando me despedi pedi a ela a receita.
"Você? Faz favor. É tão fácil. Tá bom eu te mando amanhã no zap".

Desse dia em diante, toda terça-feira eu sofro.
Explico: terça é o dia da feira e logo cedo eu vou atrás dos tomatinhos.

Numa dessas ouvi "não tinha no Ceagesp", me desesperei.
- Alô, Mulher de Deus, como é que eu faço sem tomadinhos?
- Aló, aló, Homem de Deus, faz com tomates grandes PICADINHOS. (rimou)
Rimos no telefone.

Boa dica né? Quando tem tontinho eu trago e faço - fica muito bonito.
Quando não tem, eu escolho uns bem vermelhos e durinhos e pronto - não fica bonito como com tomatinho, mas o sabor é igual.

Outra coisa: Quando vou visitá-os, já virou moda:
levar vinho e um pote de confit – é de lei.


Chega de prosa

Receita da Maristela Ferreira com tomatinhos
Ingredientes
4 xícaras de tomates cereja abertos em metades
um punhado de folhas de manjericão com caules
4 dentes de alhos
sal à gosto
2 xícaras de azeite extravirgem

Preparação
Pré aqueça o forno.
Forre a assadeira com o manjericão
cubra em uma camada de tomates
salpique o sal e a pimenta
disponha os alhos e regue com azeite.
Asse em fogo baixo até que os tomates estejam macios
quando as peles começarem a abrir, ficou pronto
Tempo total: cerca de 35 minutos



Receita do Marcio Martini com tomates normais
Ingredientes
4 xícaras de tomates picados em tiras do tamanho de um dedão
um punhado de folhas de manjericão com caules
4 dentes de alhos
sal à gosto
2 xícaras de azeite extravirgem

Preparação
Pré aqueça o forno.
Forre a assadeira com o manjericão
cubra em uma camada de tomates
salpique o sal e a pimenta
disponha os alhos e regue com azeite.
Asse em fogo baixo até que os tomates estejam macios
quando as peles começarem a abrir, ficou pronto
Tempo total: cerca de 35 minutos

Mangia che te fà bene
Bacci mile
Siamo tutti oriundi
Marcio Martini
06/06/2020
#ProsaGostosa
prosagostosa.blogspot.com