Due biccherim





Due biccherim
Dois Goles

Primeiramente quero dizer do meu profundo respeito e admiração por participar do grupo Culinária dos Italianos e Seus Dependentes.
A convite do Carlos Varotto, desde então, tenho ousado escrever receitas que mais são contos muitas vezes hilários, do que propriamente tratados de gastronomia.
Dos muitos comentários que tenho recebido, alguns consideram a presença da bebida nas nossas refeições praticamente como mais um ingrediente.
A Escola da gastronomia classifica esse item como sendo a harmonização para a refeição.

A receita de hoje trata exatamente da questão do "por que dois goles" numa refeição?
Aqui temos uma justificativa:

Numerologia

Nunca fui muito nessas coisas do além.
No creo en las brujas
Mas como a maré não tá dando pé pra ninguém,
Fui me consultar com quem sabe de tudo, amém.

Por conta da pandemia,
sem nenhuma ironia,
tomado por muita ousadia,
pensei no que eu mais queria.

Próximo da aurora, revisitei quem outrora me disse mudar pra praia.
Voltei no passado e num papel amassado achei o cartão de Madame Soraya.
Ela me recebeu, num manto de cetim escrito em hebreu, 
com um lindo camafeu e me chamou de Romeu.

Expliquei a ela que esse não era o meu nome
e ela com um "fica quieto" me interrompeu.

Quem sou eu.

Maga do Saber Oculto, me disse num brusco insulto:
"Não se mexa, tome licor de ameixa e viva sem nenhuma queixa".

Tremi, nada entendi, não me meti e quase calado insisti.

Posso não ter amplamente percebido, 
poderia a Madame estar repetindo?

Rindo ela me disse que eu falava como operador de marketing.

Como assim?

"É esse gerúndio".

Ah, desculpe, é um vício, vou estar revendo,
mas agora estou querendo do meu futuro estar sabendo.

"Fica quieto, deu quarenta e seis".

PIREI GERAL!

Romeu:
Não se mexa, tome licor de ameixa e viva sem nenhuma queixa
Esse é o seu mantra com quarenta e seis letras.

- Romeu, não sou eu.
- Fica quieto.
"Não se mexa, tome licor de ameixa e viva sem nenhuma queixa"

Você deve ficar onde está, não mude desse lugar.
Você deve beber moderadamente, procure sempre se lembrar.
Você deve viver sua vida sem nada reclamar.

Ah,
Esse não sou eu,
deve ser o Romeu.

"Romeu: Outra coisa importante, Quarenta e seis é ELEFANTE, sempre jogue na cabeça."

Estranhei - jogo do bicho? ficou um rabicho.
Não era ela numeróloga? Ou será uma Zoóloga?

"Romeu: Mais uma coisa, quarenta e seis é par, entendeu?"

... Sim, quarenta e seis é par. Então?

"Fica quieto. Deixe-me ver sua mão direita".

Pode ser a esquerda? É que eu sou canhoto.

"ROMEU! essa linha aqui no meio tá vendo, forma a letra M"

Na boa, você que já leu até aqui, olha aí na sua mão ... tem um M né? 
- acho que essa canoa tá furada

"Romeu! A letra M tem Dois pares de pernas. 
E quarenta e seis tem DOIS números pares. Entendeu?"

Ãhãh

- Romeu, presta atenção: DOIS é a sua TANGENTE!

(PIREI GERAL! - Tangente? Ela não era numeróloga? só falta ela falar do Seno!)

ROMEU, não alucina, entende a sua sina.
O seu mantra é
"Não se mexa, tome licor de ameixa e viva sem nenhuma queixa".

Assim, significa

Viva sempre perto do mar
Pra cada gole impar, tome outro pra formar par.
E pare com essa mania de tudo perguntar.
Na saída deixe pago pra dona Raya.

MAS, Madame Soraya, Romeu não sou eu.

"Fica quieto! Pague pra dona Raya e volte logo pra praia"

Veja bem, a senhora disse que o meu mantra é
"Não se mexa, tome licor de ameixa e viva sem nenhuma queixa".

É, foi isso que eu disse!

Madame Soraya,  desculpe estar questionando, mas  esse mantra tem 47 letras.

"RO-MEU! fica quieto! Palavra com uma letra é CONEXÃO. Conexão não conta, entendeu?”

(Conexão? Ela não era numeróloga? só falta ela falar do gerúndio)

Paguei a consulta pra dona Raya, 
fui almoçar
e voltei pra casa, perto do mar.

Bom, pensando bem,
esse tal Romeu não sou eu.
Mas é bem que parecido comigo.
Lá na numerologia dele deu
"Pra cada gole impar, tome outro pra formar par."

ÔRRA MEU!



O texto acima é uma crônica bem-humorada escrito no final de maio, numa das muitas visitas do Don Martini aqui em casa.
Ah ... cabe aqui parafrasear o texto acima e dizer:
Nem Don Martini, muito menos Romeu: Nenhum deles sou eu.


A você que chegou a esse ponto do texto, salute!
"Pra cada gole impar, tome outro pra formar par."
A vida é bela e curta, estamos aqui para tudo isso de bom e belo aproveitar.
Coma e beba logo, antes da hora chegar. 
Depois? 
Depois você vai levar tudo isso para lá se lembrar.


Quero terminar saudando Cartola com um dos seus versos de "O Mundo é um Moinho"

Ainda é cedo, amor
Mal começaste a conhecer a vida
Já anuncias a hora de partida
Sem saber mesmo o rumo que irás tomar



Mangia che te fà bene
Bacci mile
Siamo tutti oriundi
Marcio Martini
10/06/2020
#ProsaGostosa
http://prosagostosa.blogspot.com