Cataia é uma bebida muito popular no Litoral Norte do Estado do Paraná e no Vale do Ribeira, Litoral Sul de São Paulo. É preparada à base da folha de uma erva medicinal com o mesmo nome, curtida em cachaça.
O nome cataia vem do tupi e quer dizer Folha que queima. A bebida é feita da folha da cataia, que quando submersa na cachaça reduz drasticamente a acidez, fazendo com que a bebida torne-se saborosa. É consumida geralmente pura ou com mel, realçando seu sabor.
Segundo histórias locais, a bebida originou-se na comunidade de Barra do Ararapira, litoral norte paranaense em 1985, quando seu Rubens Muniz resolveu misturar as folhas de cataia, originalmente utilizada na comunidade como chá ou erva anestésica, com cachaça. A partir daí a fama da bebida se espalhou pelas redondezas, sendo utilizada pelos pescadores em dias de frio e também por turistas, sobretudo de São Paulo e do Paraná, que propagandearam a bebida, também conhecida como “uísque caiçara” ou “uísque da praia”.
Dependendo do preparo, seu teor alcoólico varia entre 20% e 40%.
Fonte:
Como fazer cachaça com cataia
A receita original diz que você deve deixar as folhas dentro da cachaça por pelo menos seis semanas para então poder Saborear. Vai ficar bem amarga. Para resolver isso o que se faz é diluir assim:
20% de cataia pura e 80% de cachaça.
Coloque essa mistura agora numa garrafa e vai tomando dela.
Aquela garrafa que sobrou complete com cachaça, arrolhe e guarde novamente até essa garrafa diluída acabar.
Repita esse ciclo pelo menos por cinco vezes.
você vai ter cataia por muito tempo.
---
Para dar outros sabores você pode acrescentar anis estrelado, carqueja, jambu ou pau de canela. Em nenhuma dessas misturas vai açúcar.
---
Folhas de Cataia
Você pode receber pelos Correios folhas de cataia de Cananeia fazendo contato com:
Perla Rios +55 13 98158-1264 whats
Paulo Ricardo Hanae +55 13 99795-1673 whats
Bom proveito
Marcio Martini
#ProsaGostosa
https://prosagostosa.blogspot.com/2020/06/como-fazer-cachaca-com-cataia.html