Bolo de Fubá




Bolo de fubá 


Sabe aquele cheiro de bolo assando? 
pois é: eu sou vidrado. Só gosto mais quando fica pronto.
Gosto de comer quentinho. Minha nonna dizia que fazia mal:
- Bellino, non mangiare caldo. Fà male a te
... nunca liguei.

Sou sócio remido de bolo de fubá, desde os tempos que eu tinha cabelo - nem acredito.
Logo de mocinho, quando eu usava pente, eu fui programador de computador de numa empresa que usava os serviços da IBM na rua Cesário Mota, lá na consolação.
O trampo era sempre de madrugada e tinha um bar bem na frente que a gente ia lá pra matar a fome - e a sede (essa parte vou pular).
Nem vou contar quantas vezes eu atravessei a rua pra pegar um café com bolo de fubá no meio da madruga. Você não sabe o que é bom. 

Naquele tempo os computadores não faziam nada certo, então a gente tinha que fazer "nas coxas".
Era um tal de ligar pra empresa logo cedinho pra "bater a folha". 
Isso mesmo, a gente lia daqui pro colega lá no escritório pra "ver se fechava".
Era tudo bem REAL-TIME - a gente acertava os dados NA HORA! - bons tempos.
Nesses dias a gente tirava o resto do dia de folga porque lá não pagava hora extra.

Então, ... deu uma vontade de comer bolo de fubá com café preto. Mandei ver.

No meu bolo eu ponho MUITO MENOS açúcar que na receita clássica.
Eu uso apenas uma colher de sobremesa e acho que fica bom. 
Aí vai do seu gosto. A receita a seguir é como está no caderninho.

Ingredientes 

3 ovos inteiros
1 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de fubá
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
80 ml de óleo
200 ml de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó

Preparo

Unte uma forma de bolo com furo no meio com azeite e farinha

Em um liquidificador, adicione os ovos, o açúcar, o óleo, o leite
bata por 15 segundos
Depois, mantenha o liquidificador funcionando com copo aberto
despeje aos poucos
um pouco de fubá, um pouco da farinha
bata um pouco
um pouco de fubá, um pouco da farinha
bata um pouco
um pouco de fubá, um pouco da farinha
e por fim o fermento
depois bata até a massa ficar lisa e homogênea

Despeje a massa em uma forma untada e polvilhada
Leve para assar em forno médio 180° preaquecido por 40 minutos

Dica
Pra evitar choque térmico, não abra o forno enquanto assa
Depois de assar, abra a o forno a meia porta e deixe o bolo lá dentro por 10 minutos

Tá pronto.


Marcio Martini
29/06/2020
#ProsaGostosa
http://prosagostosa.blogspot.com/2020/06/bolo-de-fuba.html